O Dia Mundial da Água é celebrado, anualmente, no dia 22 de março, depois de a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ter aprovado a data, por resolução, em 1993.
Todos os anos é escolhido um tema para celebrar a data. Em 2019, as Nações Unidas abordam a crise de falta de água ao destacar as razões pelas quais tantas pessoas estão a ser deixadas para trás.
«A água é um direito humano. Ninguém deve ter esse acesso negado. Este Dia Mundial da Água é sobre defender este direito para todos, não deixando ninguém para trás», sublinha o secretário-geral da ONU, António Guterres.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 é absolutamente claro: água para todos até 2030. Por definição, isto significa não deixar ninguém para trás. No entanto, hoje, milhões de pessoas ainda vivem sem água potável – suas famílias, escolas, locais de trabalho, zonas rurais e fábricas lutando para sobreviver e prosperar.
Alguns grupos marginalizados, como mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiência e muitos outros, são frequentemente negligenciados, e às vezes enfrentam discriminação, à medida que tentam ter acesso à água potável que necessitam.
Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2019/03/22/dia-mundial-da-agua-3/